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PPP Eletônico 2023

O PPP eletrônico já está disponível para emissão.

Como esperado, o PPP eletrônico começou a funcionar a partir de janeiro de 2023. Foi anunciado a data da liberação do documento na versão digital a partir do dia 16 de janeiro, ficando disponível no dia 18.

O portal que fornece o PPP eletrônico é o Meu INSS, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo na versão mobile.

 

O QUE É O PPP ELETRÔNICO?
Para quem não sabe, o PPP eletrônico contempla os dados informados pela empresa sobre as condições de trabalho e de exposição a agentes prejudiciais à saúde do colaborador (empregado, prestador de serviço cooperado ou trabalhador avulso). Estes dados são informados por meio dos eventos de SST do eSocial, principalmente os eventos S-2210 (CAT) e S-2240 (agentes nocivos).

A emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023.

 

COMO EMITIR O PPP ELETRÔNICO?
O PPP Eletrônico só pode ser emitido pelo órgão oficial do governo, acessando o site ou aplicativo Meu INSS. Nenhum software de gestão tem permissão atualmente para efetuar a emissão do PPP eletrônico, é uma atribuição exclusiva do governo, já que todos os segurados precisam ter acesso ao portal para emitirem seus respectivos históricos laborais.

Este pedido é realizado totalmente pela internet, o trabalhador não precisa ir ao INSS. Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, realizar o cadastro e login com CPF e senha e emitir o documento.

Acesse aqui o Meu INSS.

Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer. No caso, digite “PPP”.

Clique em “Baixar PDF”.